Offline
Contágio do Corona Vírus diminui no Rio de Janeiro
16/07/2020 11:23 em Novidades

RIO — O coronavírus já não circula com tanta potência, mas ainda está longe de desaparecer do estado fluminense. Resultados preliminares de uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Laboratório Central Noel Nutels e do HemoRio revelam que a prevalência da infecção diminuiu, mas especialistas dizem que ainda é cedo para saber o que acontece no Rio, e alertam para o risco de o coronavírus se tornar endêmico.

Há pelo menos três hipóteses, não excludentes, para explicar a redução de casos. Uma é a que o Rio foi uma das portas de entrada do vírus no país, que circulou por aqui com muita intensidade e já teria infectado mais gente do que os números mostram. Outra é que ele teria se tornado menos virulento. Uma terceira possibilidade é que a pandemia pode ter perdido um pouco de fôlego porque, como muita gente suscetível foi infectada, o coronavírus começa a encontrar mais pessoas com imunidade inata. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital, segundo a pesquisa, a prevalência de infecções é de 8%.

Para investigar a hipótese de que o Sars-CoV-2 em circulação agora é menos agressivo, o Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ pretende analisar o genoma do coronavírus em circulação no início da pandemia no Rio, em março. O objetivo é depois compará-lo com o isolado de amostras coletadas recentemente.

 

Por: G1.com

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!