Rússia anuncia que aprovará registro de vacina para Covid-19 já em agosto, mesmo antes de teste em larga escala
29/07/2020 15:35 em Saúde

A primeira vacina contra Covid-19 em desenvolvimento na Rússiareceberá aprovação regulatória local ainda em agosto, anunciou o governo nesta quarta-feira (29).

Tatiana Golikova, vice-primeira-ministra da Rússia afirmou que o imunizante em desenvolvimento no Instituto Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia, em Moscou, tem registro previsto para agosto de 2020 com a condição de "outro ensaio clínico para 1.600 pessoas ser realizado" em seguida.

"O início da produção está previsto para setembro de 2020", completou. O cronograma confirma as previsões já divulgadas anteriormente, que não prevê a oferta do imunizante para a população logo após a aprovação local.

 

"Os ensaios clínicos (da vacina desenvolvida pelo Centro de Pesquisa Estatal Vector de Rospotrebnadzor) começaram, sua conclusão e o registro estatal estão planejados para setembro. O primeiro lote está previsto para ser produzido em outubro de 2020" - Tatiana Golikova, vice-primeira-ministra da Rússia

 

Sobre a vacina do Instituto Gamaleya, uma fonte da agência Reuters próxima ao desenvolvimento afirmou que "a aprovação (regulatória) será nas duas primeiras semanas de agosto".

"Dez de agosto é a data esperada, mas seguramente será antes de 15 de agosto. Todos os resultados (experimentais) até agora são altamente positivos", disse essa fonte.

 

O instituto concluiu este mês os primeiros testes em humanos com o imunizante baseado em adenovírus e espera iniciar os testes em larga escala em agosto, informa a Reuters.

 

A vacina será administrada aos profissionais de saúde da linha de frente logo em seguida, afirmou a fonte da agência.

 

Por: G1.com

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!