Offline
Prefeitura do Rio diz que bares e restaurantes podem funcionar sem horário para fechar
20/10/2020 16:25 em Saúde

A Prefeitura do Rio liberou que bares e restaurantes fiquem abertos durante toda a madrugada, sem restrição de horário para fechar.

Antes, os estabelecimentos só podiam funcionar até 1h. A nova determinação, publicada no Diário Oficial do município, passa a valer a partir desta terça-feira (20).

O documento traz uma revisão da Fase 6B de flexibilização da cidade, em vigor desde 1º de outubro.

Bares e restaurantes foram autorizados a reabrir na 3ª fase de flexibilização, no início de julho, mas com horário restrito, até as 23h. Na Fase 5, no final de julho, o horário foi ampliado para 1h.

No decreto desta terça, o prefeito Marcelo Crivella cita que a restrição de horário vinha causando "desordem urbana".

"Quanto à vedação de bares e restaurantes funcionarem após 1:00 hora da manhã foram apresentadas evidências que esta medida tem favorecido a ocorrência do comércio ilegal após este horário, desordem urbana e o grande acúmulo de lixo", diz o texto.

O texto cita ainda que as medidas anunciadas na Fase 6 não causaram impacto negativo nos indicadores de saúde da cidade.

"O comitê científico, por unanimidade, reconheceu que a fase 6B não provocou impacto nos indicadores os quais inclusive vem evoluindo positivamente depois de seu início. As atividades retomadas nesta fase não foram, até o momento, responsáveis por impactos sobre o sistema de saúde da rede METRO I SUS".

Covid-19

 

Até esta terça-feira (20), a cidade do Rio tinha 19.836 mortes e 292.621 casos confirmados de Covid-19.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 na rede SUS – que inclui leitos de unidades municipais, estaduais e federais – no município é de 75%. A de leitos de enfermaria é de 52%.

Nas unidades da rede municipal, há 417 pacientes internados, sendo 212 em UTI. A rede SUS na capital tem 768 pessoas internadas em leitos especializados, sendo 400 em UTI.

Quadras de escolas de samba

 

Outra medida anunciada é a liberação, a partir do dia 1º de novembro, eventos em quadras de escolas de samba — mas sem aglomeração e seguindo protocolos de prevenção.

Na prática, estarão permitidos, no mês que vem, disputas de sambas, ensaios, feijoadas e shows.

O carnaval 2021, porém, não tem data para acontecer. Em plenária há um mês, as escolas determinaram que não vai haver desfile em fevereiro — ainda não há decisão sobre adiar ou cancelar a apresentação.

Fase 6B já havia liberado eventos em espaços abertos, shows — incluindo rodas de samba — e festas com restrição de lotação.

As quadras deverão ter cadeiras e mesas numeradas, e as escolas de samba terão de submeter as equipes a cursos de capacitação da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses.

 

Por: G1.com

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!